domingo, 25 de março de 2012

Fotoproteção


Hoje vim conversar com vocês sobre Fotoproteção.
Eu sei que às vezes é chato ficar passando e reaplicando o filtro solar mas talvez se a gente entender o porque disso fica mais fácil fazer e adquirir esse novo hábito, não é mesmo? Então vamos lá:
A gente sabe que praticamente tudo na Terra depende do sol, inclusive nós, direta (nosso metabolismo depende disso) e indiretamente - plantas, animais, etc.
O problema é que além da ação benéfica do sol, existem também os riscos associados a sua exposição como envelhecimento da pele e câncer de pele, por exemplo. E para que isso nao aconteça devemos nos prevenir, mas como?
Primeiro devemos mudar alguns hábitos, evitando ou diminuindo tanto quanto possível a exposição ao sol. Eu sei, eu sei que muita gente vai dizer que é muito km ficar lá na praia ou piscina torrando no sol, eu particularmente nao curto muito, sempre preferi uma sombrinha mas enfim... Vamos parar para pensar: você vai lá, fica no sol fica toda tostada, o que acontece depois? Fica ardendo, descascando, pele ressecada... Além do que a pele bronzeada e/ou a pele que se expõe ao sol sem proteção está contra-indicada de fazer vaaaaaaaaaaarios daqueles procedimentos estéticos que tanto amamos pois aumenta o risco de manchar, de piorar cicatrizes, de queimar mais e etc, etc e etc.
Então lá vai, primeira dica: evitem se expor por muito tempo ao sol e prefiram o sol da manhã ou do fim da tarde, certo?
Outro tipo de proteção são as roupas fotoprotetoras, mercado que tem crescido bastante. Sabia que nem sempre aquele local do corpo que está coberto pela roupa está protegido? Pois é, por isso várias empresas estão desenvolvendo tecnologias que permitem que a roupa ofereça proteção adicional a radiação solar.
E o ultimo tipo de proteção que temos é o uso de protetores solares (físicos e/ou químicos). Eu tenho andado viciada em filtro solar, nao fico sem... Tenho apostado em filtro solar em spray para o corpo devido a praticidade no dia-a-dia. Sei que é chato passar e reaplicar e tal, mas todo habito leva alguns dias para ser incorporado (21 dias se nao me engano), e depois que isso acontece vocês nem vão mais sentir. Existem milhares de marcas, para todos os bolsos e gostos, ta, concordo que todos os bolsos nao, filtro solar ainda não é tão barato, mas é saúde não é? Gastamos tanto dinheiro por aí com besteiras, temos que eleger nossas prioridades, e saúde deveria ser uma delas. No rosto eu uso um filtro sem óleo, já que minha pele é muito oleosa e com acne, isso mesmo, o filtro solar do corpo deve ser diferente do rosto, ok?
Seguindo esses três passos estamos livres do fotoenvelhecimento e do câncer de pele? A resposta é não, porém posso afirmar que os riscos diminuem e muito! Não estamos livres pois até o dia em que decidimos nos proteger já fomos expostos a vida toda e os efeitos são cumulativos, além do que há também a tendência familiar e o fato de que roupas e protetores, nenhum deles protege 100% e todos exigem disciplina, mas que o risco diminui, ah isso sim diminui, e vale a pena, acredite!!
Em breve farei um post mostrando para vocês os tratamentos e as tecnologias disponíveis para tratar algumas consequência da exposição solar como manchinhas e fotoenvelhecimento, aguardem :)

Selecionei algumas marcas de roupas com proteção solar para quem quiser conhecer melhor (nunca usei nenhuma, são marcas que pesquisei e achei interessante para que vocês possam ver a quantidade de opções que nós temos):

Alguns protetores que temos no mercado:



Nenhum comentário:

Postar um comentário